Policiais recebem moção de aplauso da Câmara de Ipuiuna

0

 

A noite desta segunda-feira, 19/05, foi de reconhecimento para dois policiais militares de Ipuiuna. O Sargento Lombelo, junto com o Soldado Varela, receberam uma moção de aplauso, por indicação da vereadora Erlem Ferreira, pelo ato de bravura ao prestarem socorro, quando em serviço, em março deste ano, a um bebê que estava engasgado.
Na ocasião, as imagens feitas por celular, pelo Soldado Varela, mostraram o Sargento Lombello atendendo ao pedido desesperado de uma mãe, com seu bebê no colo, na tentativa de desengasgar o filho que teria se afogado com o leite. Em poucos segundos, após as manobras realizadas pelo Sargento, já a caminho da Santa Casa da cidade, a criança respondeu aos estímulos e voltou a respirar, para alívio dos policiais, dos pais e de todos que acompanhavam a cena de aflição.
Durante a sessão da Câmara desta segunda-feira, a vereadora Erlem destacou a importância do trabalho da Polícia Militar, e do conhecimento de como agir, nestas situações. Postura que pode ser decisiva para a vida, e como algo merecedor do reconhecimento, e como justificativa de sua propositura, que foi acolhida por todos os demais vereadores e vereadoras da casa legislativa.
Como ela, a vereadora Francini Corsi também expressou seu reconhecimento a ambos pelo trabalho que vem fazendo em Ipuiuna, há muitos anos.
O presidente da Câmara, vereador Antônio Moreira dos Santos, o Tunico, também falou sobre a admiração que tem pelos policiais, em especial, ao apreço pelo amigo de longa data, o Sargento Lombello.
O protocolo da Câmara de Ipuiuna não permite o discurso dos homenageados, durante a sessão. Desta maneira, o Sargento Lombello disse em entrevista ao Jornal das Gerais que “O serviço Operacional na Polícia Militar, principalmente em cidades menores, é muito amplo. Já os Militares são vistos pela população como uma alternativa para solução de vários tipos de problemas. Foi assim no dia 02/03/2025, quando tive a oportunidade de salvar a vida de um bebê, com 15 dias de vida, que havia se engasgado com leite materno. A criança desfalecida me foi entregue pela mãe, em via pública, que viu nos Policiais Militares a capacidade de solução. Naquele dia foi aplicada uma manobra de Heimlich, que desengasgou o pequeno Ariel.  Mais do que saber fazer, é necessário estar preparado para manter a calma diante de uma situação tão delicada e tomar as medidas corretas. Deus me capacitou e preparou todo o cenário, para que minha ação fosse exitosa. Ontem, recebi através da Vereadora Erlem, Moção de Aplausos da Câmara Municipal de Ipuiúna.  Esse reconhecimento é um combustível para minha carreira de Policial Militar, fortalece o relacionamento da PMMG com a Câmara Municipal de Ipuiúna e motiva a prestação de serviço com excelência. O momento foi dividido com os Militares que fazem parte da minha equipe e da minha família. Agradeço muito a Deus por me honrar e usar como seu instrumento”, finalizou o Sargento.
O sentimento para o Soldado Varela não foi diferente. “Primeiramente é uma honra ser convidado a participar da sessão solene da Câmara Municipal de ipuiuna e ter o reconhecimento pelos vereadores desta casa que representam cada morador desta cidade. De todas as ocorrências que participei, considero essa a mais importante, pois Deus nos deu o dom da vida e conseguir ajudar a salvar a vida de um ser humano, de um recém-nascido, é muito gratificante e recompensador. Queria agradecer a Deus por ter nos abençoado nesse momento, agradecer também todos os militares do Destacamento PM Ipuiuna, e em especial o 2° Sgt Lombello que sempre nos incentivou a buscar novos conhecimentos para colocar em prática no serviço, como foi o caso da técnica manobra de Heimlich. E que o menino Ariel tenha muita saúde nessa vida e que possa desfrutá-la da melhor forma. A Polícia Militar de Minas Gerais sempre estará preparada e imbuída em ajudar a população”, afirmou o Soldado.

 

Veja o vídeo do momento do salvamento no youtube do Jornal das Gerais:

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui