1º final de semana de “lockdown” em microrregional de saúde de Poços de Caldas

0
Municípios da regional de saúde de Poços de Caldas optaram pelo lockdown em dois finais de semana: 19 e 20 e 26 e 27 de junho.

Durante os dias 19 e 20 de junho, os municípios que compõem a microrregional de saúde de Poços de Caldas vivenciaram o primeiro lockdown regional. E, nem todos os comerciantes aderiram ao fechamento dos estabelecimentos. Foram autorizados a funcionar nestes dias somente as farmácias e postos de gasolina, além dos serviços de saúde, via regra geral. Os demais serviços poderiam entregar mercadorias via delivery.

Em Andradas, fiscais da Prefeitura em conjunto com a Guarda Municipal e Polícia Militar autuaram dois supermercados, um bar, uma borracharia e uma festa clandestina, uma vez que estavam descumprindo as normas sanitárias de combate à pandemia.

Além disso, o proprietário de um estabelecimento foi conduzido ao Quartel da Policia Militar, onde foi lavrado o Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO). Isso se deu por conta do comerciante continuar com a venda dos produtos, mesmo após ter o seu comércio interditado pela Fiscalização.

Vale ressaltar que muitas dessas ações foram flagradas com o uso do drone, que facilitou e muito o trabalho da fiscalização. Apenas no sábado, a Guarda Municipal recebeu 29 denúncias, e a Fiscalização efetuou 40 notificações, 5 autuações e 1 interdição.

Em Caldas, a assessoria da prefeitura informou que houve denúncia de festas e um estabelecimento descumpriu as normas. Mas não divulgou as ações que foram tomadas diante desses fatos.

Em Santa Rita, também segundo assessoria da prefeitura, dois eventos foram denunciados através do disk denúncias, mas que, ao serem vistoriados, inclusive, com a ajuda de drones, pode-se constatar que haviam 4 pessoas em um e 5 em outro local, não configurando aglomeração.

Em Poços de Caldas, uma fonte que faz parte do Comitê de Enfrentamento ao Covid também relatou que, “a comparar com outras ocasiões, o clima foi tranquilo no final de semana, com situações esporádicas de descumprimento das normas que foram corrigidas”. Mas, não obtivemos um balanço oficial com números deste primeiro final de semana de portas fechadas.

Segundo decreto regional estabelecido entre esses municípios, em 11 de junho, o lockdown será mantido ainda no próximo final de semana, podendo ser prorrogado caso não haja redução no número de infecções por covid.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui